Skip to content

Release

Cooperativa artesanal mineira ganha espaço no mercado internacional

“Inspiração. Uma fada veio nos inspirar. Seu encanto nos fez capaz de transformar retalhos em flores. Botões antigos em olhos brilhantes. Linhas soltas em tracejados delicados, prontos para nos levar para um mundo encantado. O Mundo de Nãna”.

A marca Nãna Encantada é uma cooperativa familiar, que produz diversos modelos de vestuário e acessórios de forma artesanal. Usando retalhos, botões e diversos tipos de linhas, criam-se peças criativas e originais guiadas pela imaginação das artesãs.

A produção fica por conta das mulheres da família Carvalho, cujo talento manual está na veia há décadas. Dona Alice, avô das atuais artesãs da Nãna Encantada, já era uma bordadeira de mão cheia. Dona Lilia, sua filha, herdou as virtudes da mãe e fez questão de repassar os ensinamentos a suas sete filhas. O que ninguém poderia imaginar é que essas sete filhas se tornariam as artesãs de uma marca conceituada, que vem ganhando espaço até mesmo no mercado internacional.
O costume de criar belas peças em ponto cruz, crochê, tricô e utilizando técnicas como o patchwork já é antigo, desde que as sete irmãs Carvalho eram adolescentes. Com o tempo, as pessoas começaram a se interessar por aquele artesanato que era feito sem nenhum fim comercial e servia, apenas, para presentear entes queridos. O boca a boca foi se alastrando e pessoas conhecidas começaram a fazer pequenas encomendas. Nessa época, Adriana Alice, uma das sete irmãs, era a maior incentivadora e uma das poucas que acreditava que aquilo ainda poderia render bons frutos, caso fosse criada uma marca própria.
Infelizmente, aos 45 anos, Adriana faleceu vítima de câncer. Por um tempo, as mãos daquelas irmãs não encontravam o ritmo das agulhas para criar uma peça sequer. Mas, a força para recomeçar veio justamente da vontade de concretizar o sonho de Adriana de profissionalizar o trabalho.
Foi assim que, no ano de 2008, decidiu-se criar a marca “Nãna Encantada”, que faz referência ao apelido de Adriana. “Escolhemos esse nome em homenagem a Nãna, que sempre foi a mais criativa de nós e nossa maior apoiadora. Encantada porque, segundo Guimarães Rosa ‘As pessoas não morrem, ficam encantadas’. E seu encanto permanece vivo entre nós”, conta Dilsa Carvalho.
A produção é feita em pequena escala, atenta aos detalhes minuciosos de um bom produto artesanal. Aos poucos, os produtos foram ganhando reconhecimento e a clientela se expandindo. Hoje, já possui clientes fixos em Belo Horizonte e tem ganhado cada vez mais espaço no mercado nacional e internacional, com exportações para Alemanha e Polônia.
Bernadete Carvalho, uma das artesãs, conta que a maior parte da fidelização dos clientes é advinda da publicidade feita pelas próprias clientes e revendedoras. “A expansão do negócio tem sido muito natural. Em épocas de muito movimento, como o Natal, temos que triplicar a produção”, comemora.
Em 2010, criou-se um blog, em que são discutidos diversos assuntos de interesse das clientes da marca, como moda e beleza. Além disso, passou-se a publicar na rede todos os modelos, abrindo assim, uma nova forma de contato para as encomendas. Em apenas cinco meses, o blog começou a ser convidado para eventos de moda, e a marca recebeu convites para expor em feiras do ramo. “As vendas aumentaram cerca de 60% com o uso da internet e redes sociais”, afirma Ayala Melgaço, Gerente de Relacionamento e Mídias Sociais da Nãna Encantada.
Para 2011, é previsto a criação de um showroom. Mas, por enquanto, para adquirir um dos produtos, a opção ainda é fazer uma encomenda pelo site ou através das revendedoras.

SERVIÇO:
Nãna Encantada
http://www.nanaencantada.com.br / http://www.flickr.com/photos/nanaencantada
Contato: 31 34424203 / 31 91588602

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: