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Dicas Simples e Eficazes para Perder Peso

23/11/2011

1. Inclua alimentos cheios de água no cardápio

É impressionante como certas verduras e frutas comportam tanto líquido em sua composição. Igualmente incríveis são seus talentos para matar a fome. E um fato tem muito a ver com o outro. Alimentos assim têm baixa densidade energética, ou seja, aumentam o volume da dieta sem acrescentar calorias. Um belo jeito de aproveitar ao máximo esses vegetais é adicioná-los a receitas originalmente mais engordativas, como quiches, pizzas…

2. Complemente a dieta com temperos picantes e alimentos roxos 

O repolho roxo ajuda a diminuir a circunferência abdominal só pelo fato de conter poucas calorias. Entretanto, não subestime seu pigmento: de acordo com alguns achados científicos, ele aumentaria a queima de gorduras. Para deixar o menu mais magro, colorido e saboroso, aposte nas pimentas. Elas possuem capsaicina, que estimula a produção de hormônios contribuintes ao controle do apetite. A substância também induz a um aumento suave da temperatura corporal. Isso, por sua vez, eleva momentaneamente o gasto calórico. O mesmo efeito é obtido com o consumo de gengibre e canela.

3. Acerte a frequência dos exercícios físicos

 Recomendam-se pelo menos 150 minutos de atividades aeróbicas por semana. Mas a dúvida sempre paira em como preencher esse tempo. Os dois aspectos a serem considerados para quem pretende vencer a briga contra a balança são a intensidade e a maneira como a ralação, seja ela qual for, é distribuída no calendário. As rotinas devem variar de acordo com a preparação de cada um. Quem está começando precisa evitar exageros nas sessões. Já os mais adaptados necessitam estimular o corpo com variações.

4. Estabeleça um padrão de sono 

Hoje, muitos indivíduos dormem pouco por opção e, com isso, correm risco de engordar. Para assegurar um mínimo de horas entregues ao travesseiro, acerte o despertador de manhã e também à noite. Quando um imprevisto que altere sua programação surgir, tente ao menos respeitar o momento de ir deitar ou o de acordar. Isso impede a aparição de um círculo vicioso nada bom ao sono — e, logo, à barriga.

5. Tome sol 

A vitamina D vem conquistando mais e mais respeito do mundo científico. E um dos motivos para isso está em seu efeito emagrecedor. Acredita-se que ela seja benéfica também nesse quesito por auxiliar o trabalho do cálcio, nutriente com potencial para esvaziar os adipócitos, células que armazenam a gordura do corpo. A vitamina D participa do transporte do mineral pelo corpo. Braços e pernas expostos ao sol por 15 minutos, entre as 10 e as 15 horas, geralmente dão conta do recado.

6. Relaxe

Se há um problema na cabeça que repercute na pança, esse é chamado de estresse crônico. Primeiro porque tamanha inquietação às vezes culmina em compulsões alimentares. Nesse estado, também sobem os níveis de cortisol, hormônio que ajuda a estocar gordura no organismo. Portanto, respire fundo e lentamente e, se possível, faça atividades que o deixe mais relaxado, como tomar um bom banho, ler um livro…

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