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Sobremesas Magrinhas

15/11/2011

Sua sobremesa favorita não precisa mais ficar a quilômetros de distância da sua dieta!Também existe uma forma de deixar os doces menos calóricos. São dicas simples, mas que fazem toda a diferença quando o assunto é a boa forma! Confira as 20 dicas abaixo:

Docinhos de Festa

  1. Você pode fazer seus docinhos utilizando leite condensado light caseiro (800Kcal por lata contra 1.295Kcal da versão industrializada): no liquidificador, bata, por 5 minutos,  1 xícara (chá) de leite em pó desnatado, ¾ xícara (chá) de água fervente, 1 xícara (chá) de sucralose (tipo de adoçante) em pó, ½ colher (sopa) de margarina light e 1 colher (café) de essência de baunilha.
  2. Um brigadeiro tradicional tem 100Kcal cada. Para deixá-lo 50% mais magro use uma lata de leite condensado light, 2 colheres (sopa) de achocolatado light ou dietético e ½ colher (sopa) de margarina light.
  3. O leite é ingrediente em dezenas de doces. Substitua a versão integral pela versão desnatada ou por bebida de soja light.
  4. Maria mole é uma boa opção para as festas: feita à base de claras, adoçante sucralose, gelatina sem sabor e coco ralado desengordurado, soma apenas 20Kcal a unidade.
  5. Que tal uma cocada diferente e com 1/3 das calorias da versão tradicional?! Faça com 4 cenouras raladas, 1 xícara (chá) de água, ½ xícara (chá) de adoçante sucralose, 2 colheres (sopa) de coco ralado desengordurado, 2 cravos, 1 colher (café) de essência de baunilha e 1 colher (café) de gengibre ralado .

Mousses, Pudins e Afins

  1. Drible a vontade de comer uma barra de chocolate (100g tem 500Kcal) optando por preparos leves com este ingrediente, como os flans e pudins dietéticos (100g tem 90Kcal).
  2. Bata um copo de iogurte desnatado com a mesma quantidade de gelatina diet/light pronta. Fica uma falsa mousse com 150Kcal a menos .
  3. Quando o assunto é baixas calorias, a clara ganha da gema. Enquanto uma clara soma 15Kcal, uma gema tem 60!Ou seja, priorize as receitas à base de claras!
  4. Substitua a mousse de limão ou maracujá por compotas de frutas cozidas. Assim, você consome 50% menos calorias!
  5. Versão magra e incrementada de gelatina de morango: faça um pacote de gelatina de morango diet/light e reserve sem gelar. Numa tigela, arrume 2 xícaras (chá) de morangos picados e jogue a gelatina por cima. Leve para gelar até endurecer. Cada porção tem apenas 20Kcal

Bolos, Biscoitos e Tortas

  1. Prefira o bolo simples ao recheado e com cobertura. Dessa forma você dispensa nada menos que 200Kcal!.
  2. Para fazer a massa de suas tortas, substitua a farinha branca pela integral, a margarina pela versão light e o leite integral pelo desnatado. Além de menos gordura e calorias, sua torta terá mais fibras.
  3. Geléias sem açúcar são uma ótima opção de cobertura ou recheio para tortas, pois têm cerca de 12 Kcal por colher (sopa).
  4. Invista nos biscoitos integrais. Você consome menos açúcar e gordura e mais fibras, quando comparado com os recheados e amanteigados. O biscoito de aveia e mel, por exemplo, tem 27Kcal cada, enquanto o de chocolate recheado fica com 72Kcal.
  5. Para substituir o biscoito recheado tradicional, faça biscoitos integrais recheados com geléia sem açúcar. É gostoso e saudável!

Doces com Frutas

  1. Ao invés de saborear uma taça de sorvete com cobertura, prefira uma taça pequena de salada de frutas com uma bola de sorvete dietético. São 200Kcal a menos!
  2. Resista ao morango com chantilly. Prefira uma taça com 6 morangos acompanhados de um pote de iogurte de baunilha light. Ao invés de 390Kcal, você consumirá 150Kcal.
  3. Fruta em calda light é uma boa opção de sobremesa leve: uma metade de pêssego, por exemplo, tem apenas 15Kcal .
  4. Que tal um frozen levinho de abacaxi? Corte uma fatia média de abacaxi, sem o miolo, em pedaços pequenos e leve-os ao congelador de um dia para o outro. Depois, bata a fruta no liquidificador com 1 colher (sopa) de pó de gelatina light de abacaxi e sirva. A porção tem apenas 90Kcal.
  5. Simples e nada calórica é esta sobremesa de fruta: corte uma banana no sentido do comprimento e salpique sobre as metades uma mistura feita com 1 colher (chá) de cacau em pó, 1 colher (café) de adoçante sucralose em pó e uma pitada de canela em pó. Leve ao forno microondas por cerca de 45 segundos e sirva esta delícia de apenas 100Kcal!
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