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20 Dicas para Reduzir as Calorias de seus Pratos Favoritos

02/11/2011

Sabe aquele prato que você adora, mas que ao fazer uma dieta não pode nem passar perto? Calma! Não precisamos ser tão radicais! Existe, sim, um jeito de deixar seus pratos favoritos mais magrinhos… E o melhor: eles continuarão deliciosos!

Carnes, Peixes e Aves

  1. Empanar filé de peixe com cereal matinal sem açúcar moído, e depois tostar no forno, reduz, aproximadamente, 57 calorias do prato. À milanesa da forma tradicional, o filé fica com 287 calorias.
  2. Use cortes de carne mais magros como patinho, coxão (mole ou duro) e lagarto. O filé mignon é mais calórico por ter mais gordura entre as fibras. Assando uma destas carnes no lugar do filé mignon você economiza cerca de 100 calorias.
  3. Ao refogar a carne, peixe ou aves, dourar a cebola no óleo significa 90 calorias por colher das de sopa! O segredo é refogá-los na panela umedecida com caldo de legumes 0% de gordura diluído em água. São apenas 20 calorias por colher (sopa). Outra opção é usar 1 colher (sopa) de shoyu light, que tem 3 calorias.
  4. Ao preparar lingüiças, faça alguns furos nelas e dê uma fervida antes de assá-las. Boa parte da gordura vai ficar na água, que deve ser desprezada, reduzindo 50% das calorias.
  5. Retire sempre a pele do frango antes de prepará-lo. Isso reduz muito o teor de gordura e, portanto, o valor energético. Para você ter uma idéia, a coxa e a sobrecoxa de frango com pele têm 268 calorias, enquanto a versão sem pele, 245 calorias.

Sopas e Caldos

  1. Em vez de utilizar manteiga, nata, farinha ou amido de milho para engrossar sopas e molhos, opte por vegetais cozidos e reduzidos a creme. A batata, por exemplo, é um espessante muito mais magro, pois tem apenas 68 calorias (1 batata média) contra 720 calorias da manteiga ou margarina (100g).
  2. Dilua caldos industrializados com o dobro de água recomendado na embalagem para reduzir a quantidade de sódio e, assim evitar o inchaço que engorda.
  3. Abuse das ervas e do buquê garni (amarrado de salsão, cenoura e aipo) para acrescentar sabor ao seu caldo. Assim, você não precisa lançar mão de ingredientes calóricos.
  4. Queijo é essencial para deixar a sopa mais cremosa. Mas para não correr o risco de engordar, substitua o roquefort e o gorgonzola por Polenguinho® light.
  5. Antes de comer a sopa, deixe-a esfriar e retire a gordura que se deposita logo em cima.

Massas

  1. Vegetais como tomate cereja, brócolis, berinjela e abobrinha misturados ao macarrão dão um toque mediterrâneo e reduzem a quantidade de massa da preparação.
  2. Use as massas como acompanhamentos e não como prato principal. Esse é um jeito de incluí-las na dieta sem consumir enormes quantidades.
  3. Para a pizza ficar até 400 calorias mais leve, recheie-a com vegetais e peito de peru em vez de calabresa ou quatro queijos.
  4. O segredo para diminuir as calorias da pizza é buscar opções com pouco (ou nenhum) queijo, dando preferência aos alimentos protéicos, como atum, ou nutritivos, como abobrinha. Só para você saber, uma fatia de pizza de atum tem 205 calorias, e uma fatia de marguerita tem 342 calorias.
  5. É possível afinar 130 calorias de 1 xícara (chá) de farinha de trigo com a seguinte receita: misture 1/3 de xícara (chá) de trigo com 1/3 de farelo de aveia e 1/3 de farelo de trigo. Você pode usar a dica para fazer suas massas.

Lanches

  1. Nas receitas de tortas que levam ovo, use mais claras para diminuir as calorias. Então, se nos ingredientes constar dois ovos, ponha apenas um e mais uma clara, e assim sucessivamente.
  2. Mesmo de dieta você pode comer cachorro-quente. Basta trocar a salsicha tradicional pela de frango light ou de peru light e o pão próprio por 1 unidade do pão francês integral sem miolo. Se usar ketchup, escolha a versão light. Isso significa 23% menos calorias e 38% menos gordura.
  3. Para o suflê de queijo ficar magrinho, troque os tipos gordurosos, como parmesão e gorgonzola, por creme de ricota ou cottage. O de gruyère, por exemplo, possui 320 calorias, contra 98 do suflê de cottage.
  4. O sanduíche aumenta de volume e diminui em calorias se você acrescentar vegetais como tomate e alface com um fio de azeite.
  5. Em vez de hambúrguer de frango tradicional, que tem 18g de gordura em 100g, vá de hambúrguer caseiro, enriquecido com aveia e escarola – e consuma apenas 303 calorias contra 585! Misture 60g de peito de frango moído com 1 cebola picada, 2 colheres (sopa) de aveia em flocos e 2 de escarola picada mais sal a gosto. Faça um bolinho achatado e grelhe-o em uma frigideira antiaderente – 5 minutos de cada lado. Coloque por cima 2 colheres (sopa) de queijo cottage, 1 colher (sopa) rasa de maionese light e tampe por 3 minutos. Depois de pronto, arrume o hambúrguer no pão com alface e tomate.

 

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