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Acne X Dieta: Mito?

14/09/2011

Quase todo mundo já sofreu com erupções de pele. Vai me dizer que nunca apareceu uma espinha no seu rosto bem no dia daquela festa que você tanto queria ir?

Os hormônios são os responsáveis pela maioria dos casos de acne, podendo afligir 85% dos adolescentes, já que neste período o aparecimento da acne ocorre com maior frequência. A falta ou excesso de alguns nutrientes pode, sim, agravar a acne já existente, embora a alimentação não seja a causa do problema.

Pele limpa e viçosa é reflexo de boa saúde. Portanto, a prática regular de exercícios físicos, um bom sono, a distância do tabaco e a não exposição excessiva ao sol também devem ser considerados.

Nutrientes e alimentos que agravam a acne:

– Gorduras: seu consumo excessivo estimula a produção de sebo, deixando a pele mais oleosa.

– Carboidratos refinados (doces, massas e pães brancos): o problema está na grande quantidade de insulina liberada para metabolizar este tipo de carboidrato.

– Leite em excesso: os hormônios bovinos presentes no leite são capazes de estimular o desenvolvimento da acne.

Nutrientes que amenizam a acne:

– Vitamina A: indivíduos com baixos níveis sanguíneos desta vitamina estão mais propensos às lesões acnéicas.

– Vitamina B5 (ácido pantotênico): sua deficiência no organismo pode desequilibrar o metabolismo das gorduras, aumentando a probabilidade de ocasionar acne.

– Vitamina B6 (piridoxina): seu consumo insuficiente pode levar a lesões em diversas partes do corpo, como face e couro cabeludo.

– Cobre: sua deficiência deixa o organismo debilitado e suscetível a inflamações.

– Selênio: tem ação antioxidante.

– Zinco: tem ação cicatrizante, anti-inflamatória e antioxidante.

Que alimentos incluir na dieta anti-acne?

Inclua vegetais amarelo-alaranjados e verde-escuros (contêm beta-caroteno, o precursor da vitamina A), abacate, carnes brancas (fontes de vitamina B5), feijões e nozes (fontes de B6), cereais integrais e cacau (contêm cobre), castanha do Pará (fonte de selênio), gérmen de trigo e frutos do mar (contêm zinco).

Atenção: não tente tratar a acne por conta própria tomando altas doses de vitaminas e suplementos minerais. Grande parte da acne suave a moderada pode ser controlada adotando-se um cuidado adequado com a pele e uma boa alimentação! 

 

 

(Dra. Michelle Emily – nutricionista CRN 8110)

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