Skip to content

Eco-fashion

26/06/2011

Você sabia que todos os anos milhões de roupas são queimadas pela indústria têxtil? Os motivos dessas incinerações variam desde excesso de produção até pequenos defeitos nas peças e as consequências são a poluição do ar, terra e água. Como uma alternativa a esse processo quase desconhecido pelo público, a estilista Gabriela Mazepa fechou uma parceria com uma indústria têxtil do Sri Lanka, no Sul da Ásia, com um conceito inovador: utilizar este material, considerado resíduo ou lixo têxtil, para a criação de suas coleções.

Nenhum tecido novo foi comprado para a fabricação das roupas da Conexão, nome da marca de Gabriela. Todas as suas criações são transformações, colagens e patchworks de peças já existentes. Nas mãos dela, calças jeans viram coletes e pedaços de blusas de malha dão origem a lindos vestidos. A inspiração da nova coleção veio do ambiente industrial, então há uma predominância das tonalidades de cinza, preto e branco nas peças mas estas contrastam com verdes e vermelhos vivos em formas extremamente naturais e orgânicas.

Algumas das peças receberam acabamento 100% à mão e Gabriela contou com a dedicação da Coosturart, uma cooperativa de costura artesanal formada, em sua maioria, por moradoras da região de Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro. Este projeto ajudou muitas mulheres, unidas na confecção e comercialização de produtos de moda e decoração, a descobrirem no trabalho coletivo uma forma alternativa de gerar renda e promover a cidadania.

Fonte: http://style.greenvana.com

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Karoline permalink
    26/06/2011 14:14

    Informação nova, é sempre bem vinda. Parabéns a estilista Gabriela Mazepa, por sua ideia consciente. Quem sabe outras pessoas se inspirem, tenham novas ideias e evitem tamanho desperdício de pano. O “Meio Ambiente” agrade!

  2. Natacha Vassou permalink
    27/06/2011 16:15

    Adorei!!! Quero demais. A gente encontra fácil esses produtos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: