Skip to content

Roupas que protegem contra os raios UV

31/03/2011

Além do indispensável uso de filtro solar, já existe no mercado roupas com fator UV que ajudam na proteção da pele.

Ao longo do dia pessoas passeiam, trabalham e praticam esportes sob o sol, sem lembrar que a exposição prolongada à radiação ultravioleta causa manchas ou perda de elasticidade da pele. Segundo a Academia Americana de Dermatologia, estima-se que 90% dos sinais visíveis de envelhecimento não são causados pela idade.

No Brasil, há maior intensidade dos raios solares por ter grande parte de sua superfície demográfica localizada entre o Trópico de Capricórnio e a Linha do Equador. Incidindo em um ângulo mais perpendicular, o país é um dos lugares com maior área intertropical e mais ensolarados do planeta. Assim, como precaução, as pessoas evitam o sol, principalmente das 10h às 14h, usam filtro solar adequado e privilegiam locais com sombra. Todas essas medidas contribuem com a saúde, mas podem não ser suficientes. Isso porque as nuvens, por exemplo, deixam passar até 90% dos raios UV, enquanto uma pessoa que fica até meio metro de profundidade na água, recebe ainda 40% da radiação da superfície.

ROUPAS QUE PROTEGEM
A proteção solar têxtil teve início na Austrália, em 1996, tornando-o o primeiro país a ter uma regulamentação sobre o assunto e, a partir de então, formalizando as exigências para a comercialização de roupas com fator UV. A regulamentação usa o termo Fator de Proteção Ultravioleta (FPU) para designar a quantidade de proteção. O índice de proteção indica o quanto de radiação ultravioleta (RUV) é bloqueado pelo tecido. Por exemplo, uma peça com FPU de 50 permite que somente 1/50 da RUV, que atinge a superfície do tecido, passe através dela. Isso significa a redução da exposição RUV sobre a pele em 20 vezes ou que 98% dela foram absorvidas pela roupa ou acessório.

Roupa da marca UV Line

Fonte: Jornal Bem Estar

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: