Skip to content

Você sabe a diferença entre micropigmentação e maquiagem definitiva?

28/01/2011

Olá encantados,

Tudo bem?

Acho esse assunto muito interessante e resolvi compartilhar com vocês…

Marcas atenuadas pela micropigmentação

Muitas pessoas recorrem a técnica de micropigmentação: implantação de pigmento na camada subepidérmica da pele com o auxílio de um equipamento chamado demógrafo e agulhas apropriadas para atenuar marcas, cicatrizes em função de acidentes e cirurgias, ou ainda em casos de problemas nas aréolas mamárias e lábio leporino. Esse tipo de correção é chamado de micropigmentação paramédica. “Ela é indicada para reconstruir, disfarçar e amenizar cicatrizes, repigmentar leucodermia e reparar queimaduras. É feita apenas com prescrição médica e trabalha mais a parte corporal do paciente, aproximando-se, ao máximo, da cor natural da pele”, explica a técnica em micropigmentação Nathália Bessa.
Visual repaginado
Já a micropigmentação estética é um procedimento que busca valorizar ou realçar os traços naturais da pessoa. Portanto, é possível corrigir lábios desiguais, proporcionando o efeito de uma boca mais carnuda e delicadamente corada. A técnica também trabalha sobrancelhas falhadas, ralas e até refaz em caso total de perda de pelos.
Nathália explica que qualquer tipo de pele pode receber a micropigmentação, mas cada região da pele exige do profissional técnica e cuidados específicos. Para realizar o tratamento, são utilizados pigmentos minerais à base de óxido de ferro e dióxido de titânio, que não causam alergias.
Contudo, o tratamento tem contraindicações. Por isso, é fundamental fazer uma avaliação prévia com profissional da área, que vai analisar a demanda específica, explicar o tratamento, as perspectivas de resultado e os cuidados necessários. Pessoas com glaucoma, por exemplo, estão impedidas de se submeterem ao procedimento de micropoigmentação na região dos olhos. Portadores de marca-passo, diabetes, hemofilia, câncer de pele, herpes labial, alergias tópicas e grávidas não devem fazer o tratamento.
A técnica tem permanência temporária de cerca de três anos, necessitando de retoques a cada período.
Cuidados
Após o processo de micropigmentação, é necessário usar na primeira semana uma pomada lubrificante, para ajudar a fixar o pigmento. Nesse período, deve evitar sauna, coçar, vapores de panela, banho quente, sol, mergulho no mar ou piscina. Além disso, não pode forçar a descamação do local.
A aplicação da micropigmentação é praticamente indolor, pelo uso de cremes anestésicos antes do início da sessão que dura em média uma hora e meia. Os pacientes devem ficar atentos com alguns aspectos básicos: material de qualidade e de uso individual descartável e, principalmente, assepsia do local. Com esses cuidados, é raro ocorrer situações de infecção. Contudo, o paciente também é responsável pela manutenção e cuidados no processo de cicatrização, devendo seguir rigorosamente as orientações dadas pelo profissional.
Como qualquer trabalho estético, a micropigmentação deve ser feita por profissionais formados, treinados e experientes, que tenham conhecimento sobre pele, colorimetria, desenhos, assepsia, entre outros conhecimentos importantes ligados a técnica e a aplicação. Por isso, sempre procure clínicas com credibilidade e discuta muito com o profissional o seu objetivo com a micropigmentação. A Naruna oferece os melhores especialistas nessa área e infraestutura para segurança e conforto nos procedimentos estéticos. 

Micropigmentação ou tatuagem

Muitos confundem a micropigmentação com tatuagem e, na verdade, a técnica era a mesma. Atualmente, na micropigmentação, é utilizado um aparelho chamado dermógrafo, próprio para trabalhos sensíveis e delicados. As agulhas e os pigmentos foram desenvolvidos especialmente para esse objetivo, o que fez com que a técnica evoluísse, traduzindo um trabalho mais suave e delicado, o que antes era mais agressivo e grosseiro, deixando marcas irreversíveis. A tatuagem é uma técnica de alta penetração, que atinge a terceira camada da pele e só pode ser removida com laser.

Fonte :  Naruna Medicina Estética

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 28/01/2011 16:52

    Parabéns, sempre trazendo novos conteúdos interessantes para o blog

    • nanaencantada permalink*
      28/01/2011 17:28

      Obrigada! Seja sempre bem-vindo =)
      bjos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: