Skip to content

Você está bebendo água suficiente no verão?

23/12/2010

Oi encantados,

Verão está aí, calor de matar…

Dá vontade de tomar aquela cervejinha gelada, não é? Mas, o que pouca gente sabe é que o álcool é um fomentador da desidratação. O álcool provoca desidratação ao inibir a secreção do ADH, o hormônio antidiurético liberado para barrar a saída de água (do sangue para a bexiga). Por isso, quando você bebe, a água continua sendo descartada (mesmo que haja uma baixa quantidade de líquidos no sangue).
A desidratação pode se tornar um problema grave e pode surgir em vários graus.  “Os sinais de desidratação variam conforme sua intensidade. Sintomas como aumento da sede, irritabilidade, diminuição do volume de urina, perda de elasticidade da pele e olhos fundos precisam ser identificados o mais breve possível. Nos casos mais graves, o quadro pode ter crises de torpor, pressão baixa e ausência de urina”, afirma a especialista Karina Gallerani.

Hidrate seu verão

E o problema fica ainda maior se você estiver fazendo algum tipo de exercício físico. “Nesse caso, o corpo perde ainda mais água e sais pelo suor. Isso, associado ao consumo de álcool, pode resultar em uma desidratação grave”.

Mas para evitar problemas e curtir a estação mais quente e divertida do ano, não precisa abrir mão da sua latinha. O consumo com moderação e intercalado com água e sucos está liberado “A melhor forma de lidar com a desidratação não é tratando dela, mas prevenindo o seu aparecimento”. Veja abaixo as dicas dela para, literalmente, prevenir a dor de cabeça.

Hidrate seu verão

Dicas
1 – Lembre-se de beber água. Muitas pessoas simplesmente passam grandes períodos sem tomar sequer um gole do líquido. Isso deve ser evitado. O ideal é que se tome pelo menos um copo de água a cada hora.

2 – Se for praticar atividade física, fique atento à necessidade de tomar ainda mais água.

3 – Em dias quentes, a exposição ao calor faz com percamos mais água que o normal, e por isso é importante também tomar uma dose extra de água.

4 – Observe sua urina. Quando a urina adquire uma tonalidade muito escura, é sinal que o organismo está economizando água, provavelmente porque as reservas estão diminuindo. Beba água até que a sua urina adquira uma tonalidade clara, e procure manter sempre essa cor.

5 – Consuma alimentos ricos em água. A comida é também uma fonte importante de líquidos, já que muitos alimentos possuem água na sua composição. Frutas e verduras são boas fontes. Além de ajudarem na hidratação, esses alimentos costumam ser menos calóricos que os demais, colaborando para manutenção do regime e da boa forma.

6- Se sentir sede, não hesite: corra e beba um copo de água. A sede já é o sinal mais importante de que o organismo está precisando muito da água. Não engane o seu corpo.

 

Fonte: Yahoo Brasil

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 23/12/2010 14:31

    Ah o verão!!!!
    Eu simplesmente não sou amiga do verão. Já bebo muita água no inverno, imagina nesse calor de matar???
    Não dispenso uma cervejinha, claro.. mas água sempre!!

    Bjokassssssssssss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: