Skip to content

Protetores Solares – Eles, realmente, funcionam?

22/12/2010

Oi encantados!

O verão chegou e com ele esse sol escaldante! Hora de pensar no protetor, certo?

Em parte. Na verdade, o protetor solar deve ser usado em todas as épocas do ano porque, mesmo em dias nublados, estamos expostos à radiação solar.

De qualquer forma, no verão é que o cuidado deve ser mesmo redobrado. Mas, não adiantar “busuntar” o corpo de creme se ele não for, de fato, eficaz. Por isso, procurei uma pesquisa que apontasse os filtros solares que, realmente, funcionam!

A Pro-Teste Associação de Consumidores (Pro Teste) avaliou vários protetores (fator 30) e chegou a uma triste conclusão: oito das dez marcas avaliadas falham na eficácia. De maneira geral, os protetores L’Oréal Solar Expertise e o Cenoura & Bronze foram os que se saíram melhor na avaliação de eficiência do filtro solar.

Perdeu seu efeito protetor quando exposto ao calor. As marcas reprovadas foram consideradas fotoinstáveis e não mantiveram 80% da proteção inicial após uma hora de uso a uma temperatura de 40º (marcas reprovadas: Avon, Hélioblock, Nivea, Banana Boat e Sundown). A marca Coppertone tinha a informação que era fator de proteção 30 quando o teste mediu 25.

Não acusou o fator de proteção UVA. De acordo com a pesquisa, somente as marcas: L’Oréal Solar Expertise, Cenoura & Bronze e Natura tinham o fator de proteção UVA. O problema é que em todos os rótulos indicavam que havia esse tipo de proteção. No Brasil, a legislação não exige que tenha substâncias bloqueadoras dos raios UVA, mas a Pro Teste faz um apelo a partir dessa pesquisa para que a ANVISA passe a exigir isso. Você achou que acabou? Não!

Possuíam em sua composição benzophenone-3 – substância potencialmente cancerígena. Essa substância já é proibida em vários outros países. Três marcas não continham substância – L’Oréal Solar Expertise, Cenoura & Bronze e o Hélioblock da La Roche-Posay.

A pesquisa avaliou os seguintes aspectos: análise de rotulagem, composição, irritabilidade, hidratação, proteção, resistência a exposição solar e teste em uso. Como vocês podem ver, o teste foi bastante completo. Veja o quadro do teste (extraído da Folha de São Paulo).

Ou seja, pessoal, as boas pedidas são os protetores L’Oréal Solar Expertise

e o Cenoura & Bronze.


 

Fonte: Mulher DigitalProTeste

Curta o verão com responsabilidade.

Beijinhos,

Nãna


Quero ganhar a sandália e o colar que a Nika e a @ppmarroques estão sorteando http://kingo.to/p39 ! Siga e R
Anúncios
One Comment leave one →
  1. Natacha permalink
    22/12/2010 16:48

    Adorei o Post! Eu estava em dúvida de qual protetor ia escolher e não queria arriscar o Cenoura & Bronze porque era o mais barato. Essa pesquisa salvou!!!!
    Valeu Nãna!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: