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Como é a moda que está na moda?

01/12/2010

Oi encantadinhos,

Navegando por aí, encontrei um post muito legal que fala sobre aquela questão de que hoje em dia a ditadura da moda está caindo por terra e cada um faz seu estilo. Lembram que falamos no blog sobre isso nesse post anterior?

Pois é, achei o texto abaixo muito interessante, vale a pena ler…

Beijinhos,

Nãna

Como funciona a moda?

Não existem mais limites nem regras.

Como funciona a moda?

O termo moda está sendo usado em demasia atualmente por conta do grande fluxo de informações que recebemos todos os dias. Mas você sabe o que é moda?

Desassociando do subjetivo “está na moda”, a essência da palavra moda é originada do latim, modus, ou seja, “modo” ou maneira. Assim, é possível concluir que moda é basicamente a maneira de se vestir. Releve as tendências, as revistas e editoriais; a moda é sua, é o que se veste.

No dia a dia é comum vestir peças práticas que atendem as necessidades particulares de cada um. Mas, também existe a moda, o objeto de desejo ditado nos desfiles das semanas de Paris, Milão, São Paulo Fashion Week e Fashion Rio.

A moda é o seu estilo

 reproduçãoo

Quando a moda “ficou na moda” todas as barreiras que separavam o mundo fashion da vida cotidiana deixaram de existir e as tendências passaram a ser mais subjetivas, pois, às vezes, atendem ao mercado, às vezes atendem o individualismo.

As peças lançadas pelos estilistas não são mais seguidas ao pé da letra. O que se procura fazer é uma adaptação dessa ideia, colocando o traço pessoal em cada look usado. Ninguém mais aceita as imposições dos criadores. Eles somente indicam o caminho, nós seguimos da forma que melhor nos atende.

“(…) hoje, o must quase só é conhecido por um público circunscrito de profissionais ou de iniciados, a maioria não sabe mais exatamente o que está na ponta do novo, a moda se assemelha cada vez mais a um conjunto vago, cujo conhecimento é distante e incerto. Simultaneamente, o fora de moda perde sua radicalidade; ainda que não desapareça, é mais impreciso, menos rápido, menos ridículo”. LIPOVESTKTY, GILLES (1989, pág. 142)

No inicio desse século, um mix de estilos começou e como as pessoas interferem nele a todo instante, não são mais as tendências que interferem no estilo das pessoas, mas sim as pessoas que fazem do seu estilo uma tendência.

 reproduçãoo

Teoricamente, quem determina quais serão as tendências de moda em cada estação é o mercado têxtil, que mostra para os criadores quais matérias primas estarão disponíveis para a produção de suas coleções naquele período. Também é indispensável acrescentar que aquele pessoal moderno que se senta nas primeiras filas dos desfiles tem sua cota de responsabilidade em determinar o que vai ser tendência na próxima temporada.

São os jornalistas e críticos de moda que assistem a todos os desfiles, anotam tudo o que passa pela passarela e percebem, por exemplo, que o vermelho apareceu em vários desfiles. Com base nisso, eles elaboram editoriais de moda para as principais revistas mostrando o que o mercado vai oferecer em vermelho.

Tudo isso acontece há anos e ainda é válido. Porém, com a expansão máxima dos meios de comunicação, a era digital e a informação instantânea podemos afirmar, com toda certeza, que as tendências, então, não surgem da cabeça de ninguém. Elas nascem na sociedade em que vivemos, nos pequenos adereços, nos gestos isolados de grupos restritos, nas opiniões quase anônimas, mas que catalisam a atenção de muitos, nos pequenos negócios criativos que despontam aqui e ali, de tudo o que se vê e se faz de forma diferente e inovadora, mas também da forma como a sociedade se comporta.

Crie seus conceitos e assuma sua personalidade com as suas roupas. Você não precisa arriscar; compreendendo tudo isso você pode ser você mesmo: corpo, alma e estilo. Crie sua moda!

Por Nicole Duarte
Post retirado integralmente do site da Bbel

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